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terça-feira, 10 de maio de 2016

RESPOSTAS DESAFIO NOTA MAXIMA

      A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu­se a partir de uma prática assídua de troca de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. [...] A cibercultura não seria pós­moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos ténicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos. A liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a mútiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. LEVY, P. Revoluçã virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado). 

      O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura: 


  (  )Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
 (  )Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais. 
(  )Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação. 
( X )Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.  
(  )Representa uma modalidade de cultura pós­moderna de liberdade de comunicação e ação. 

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