25 // ENADE 2011 (ID 10)
Formação Geral Ensino Superior > Responsabilidade social
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Formação Geral Ensino Superior > Responsabilidade social
A educação é o Xis da questão

Disponível em: <http://ead.uepb.edu.br/noticias,82>. Acesso em: 24 ago. 2011.
A expressão “o Xis da questão” usada no título do infográfico diz respeito:
- Aos questionamentos que são feitos acerca da quantidade mínima de anos de estudo que os indivíduos precisam para ter boa educação.
- À redução da taxa de desemprego em razão da política atual de controle da evasão escolar e de aprovação automática de ano de acordo com a idade.
- À quantidade de anos de estudos necessários para garantir um emprego estável com salário digno.
- Às oportunidades de melhoria salarial que surgem à medida que aumenta o nível de escolaridade dos indivíduos.
- À influência que o ensino de língua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional dos indivíduos.
26 // ENADE 2011 (ID 5)
Formação Geral Ensino Superior > Tecnologias de informação e comunicação
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Formação Geral Ensino Superior > Tecnologias de informação e comunicação
A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofosdo século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de troca de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. [...] A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideaisrevolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos ténicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos. A liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a mútiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.
LEVY, P. Revoluçã virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).
O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:
- Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
- Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
- Representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
- Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
- Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
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