##

ELABORAMOS PROJETOS, TRABALHOS E ARTIGOS! WHATSAPP +55 88 9774 - 5989

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Resposta certa

01 Se por um lado os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário burguês, por outro, os direitos políticos e sociais são resultados da organização e da luta da classe trabalhadora. O Estado burguês, por sua vez, intervém por meio de políticas sociais para atenuar o conflito, possibilitando o desenvolvimento e aprofundamento da sociedade capitalista.
 A partir do texto apresentado, política social :


responde aos interesses da classe trabalhadora, desconsiderando os interesses burgueses.

responde aos interesses da burguesia, desconsiderando os interesses da classe trabalhadora.

é terreno de conflito de classes.

é um meio de superação da sociedade democrática.

tem como objetivo a superação do sistema capitalista.








02 O Estado é uma instituição política que visa garantir direitos da população e a governabilbidade de uma nação através de um “bem comum”. Dentre seus três elementos fundamentais estão:

Direitos humanos, clientelismo e poder.
Populismo, nação e terra.
Mandato, política e cidadania
Direitos sociais, civis e políticos.
 Povo, território e cidadania. 


03 A clássica concepção de cidadania social considera direito do cidadão e dever do Estado o trabalho, a moradia, a educação, a saúde, a cultura e a segurança social, bem como a garantia pública de condições mínimas de vida para todos. Com base nessa concepção, conclui-se que os direitos sociais

são distintos dos direitos individuais, exigindo, à diferença destes, o compromisso social do Estado e a mediação de políticas públicas na satisfação de necessidades coletivas. 

são um desdobramento dos direitos civis, constituindo um reforço à autonomia do cidadão de ir e vir, de pensamento e fé, bem como de firmar contratos e exigir proteção social particular.

são uma extensão dos direitos políticos, com vista a garantir ao cidadão a participação no poder político, na definição de políticas públicas e na escolha de seus governantes.

baseiam-se no princípio da liberdade, tendo em vista o fortalecimento da capacidade de escolha e de decisão do cidadão na provisão de seu bem-estar.

baseiam-se no princípio do empoderamento, que requer ausência de coações e, conseqüentemente, inexistência de domínio de uns sobre outros ou de um poder que constranja o cidadão

Um comentário: